Saneamento básico para seis municípios ainda este ano

Publicado em 22/09/2009 às 00:00 - Atualizado em 20/10/2014 às 13:29

Mais de 50% do déficit de saneamento básico da Serra Catarinense poderá ter início das obras ainda este ano. Foi o que informou nesta quarta-feira, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Fortes ao prefeito Firmino Chaves Branco e o vice-prefeito Hilton Machado. Eles estão em Brasília desde terça-feira e protocolaram o anteprojeto de saneamento básico de 17 municípios serranos.Os municípios a serem completados prioritariamente pelos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. É que eles já possuem projeto de saneamento estão cadastrados no Sistema Integrado de Gerenciamento de Saneamento da Funasa.Os municípios Anita Garibaldi, Urubici e Capão Alto, devem confirmar cadastro até amanhã. “Estamos agilizando as documentações independente de ser o nosso município ou não. O que interessa é que os recursos sejam empregados na Serra Catarinense”, disse o prefeito Firmino Branco. A inclusão desses três últimos municípios é porque já possuem levantamento e falta protocolar o projeto.Os demais municípios não há mais tempo hábil e serão incluídos numa segunda etapa do PAC à partir de 2010. “Só com esse  primeiro grupo de município serão destinados mais de R$ 45 milhões em saneamento”, afirma Hilton Machado, vice-prefeito de Bom Jardim da Serra. O deputado Cláudio Vignatti foi o responsável pelas audiências.